Estudantes se destacaram no Festival de Moda no Ceará – Dragão Fashion Brasil 2018

Estudantes se destacaram no festival de moda chamando a atenção da equipe organizadora do Festival Dragão Fashion Brasil (DFB), que ocorreu no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, entre os dias 09 e 12 de maio de 2018. A proposta veio de um grupo de alunos do Curso,  e foi sendo considerada a grande revelação da noite em meio a nomes promissores da confecção brasileira, pois era a primeira vez que participava, já sendo selecionada entre renomadas escolas de moda do Brasil todo. Devido a sua proposta diferenciada – que misturou técnicas artesanais, com tingimentos feitos com corantes extraídos da beterraba, hibisco e urucum –, a coleção dos alunos, denominada Entrelaço, foi uma das oito selecionadas entre 23 inscritas, que contou com nomes consolidados no mercado, como a escola paulista Santa Marcelina.    

De acordo com a professora Layla Mendes, a proposta fortalece a aproximação entre o IFRN e a sociedade ao propor a doação de peças “sem uso” que, na instituição, ganharam uma nova configuração, fortalecendo o processo de reciclagem.

Além de Layla, o projeto também foi coordenado pelas professoras Lívia Solino e Moally Soares. A iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer o cenário de confecção de roupas sustentáveis, o que acaba contribuindo para a criação de uma nova identidade para o Seridó potiguar. O uso de corantes naturais da flora brasileira é marca registrada do Entrelaço, que se afasta dos produtos químicos poluentes utilizados na indústria têxtil, contribuindo com as práticas sustentáveis e o respeito ao meio ambiente.       

A equipe foi composta pelos alunos Nill Sena, Jarlene Santos, Helena Patrícia e Roberta Kelly. O Dragão Fashion Brasil, cujo objetivo é reunir o melhor da produção da moda autoral produzida pelos cursos superiores em Design de Moda, foi criado em 1999 e, atualmente, é considerado o maior evento de moda autoral da América Latina. O evento ainda conta com cursos de formações, shows e um festival gastronômico.