Curso de Design de Moda é avaliado com nota máxima pelo MEC

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, ofertado no Campus Caicó do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), foi avaliado com Conceito 5, nota máxima, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A visita de equipe avaliativa aconteceu entre os dias 18 e 19 de Março de 2019 e o resultado foi divulgado sete dias depois. As dimensões avaliadas foram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.

Alex Diógenes, na época diretor-geral do Campus Caicó, destaca a relevância do curso para a região: "o Campus Caicó fica em festa com o resultado da nossa avaliação. Pela coroação do esforço e pelo que representa no sentido da verticalização do ensino que oferecemos. O resultado obtido pelo curso de Design de Moda é um ganho para toda a comunidade, afinal estamos prestes a formar profissionais capazes de criar sua arte, sua confecção e se destacar no âmbito local, regional e nacional". Já para Tarcimária Gomes, diretora de Avaliação e Regulação de Ensino da Reitoria do IFRN, o conceito máximo do MEC "é louvável e representa todo o esforço da equipe''. Estão de parabéns todas e todos que fazem o Campus Caicó e o IFRN", disse. 

Trechos do relatório da avaliação destacam a estrutura e a capacitação dos que fazem o curso: "verificou-se o comprometimento com a interdisciplinaridade, a contextualização, com o desenvolvimento do espírito crítico-científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos. O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores, comprometidos com as atividades e propósitos do curso. A gestão do coordenador é percebida como eficiente, estando sempre presente e acompanhando os discentes em todas as atividades desenvolvidas. Ressalta-se o excelente trabalho conjunto realizado entre bibliotecária, coordenação e docentes na apresentação do número de livros adquiridos e em processo de aquisição. Os laboratórios de formação específica atentem às necessidades de aula e de uso dos alunos, possuem softwares atualizados, equipamentos e estrutura física de acordo com os conteúdos curriculares, sendo um ponto de destaque ao possibilitar a execução de projetos científicos, artísticos, culturais e tecnológicos importantes para a realidade local e regional".