Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda

Apresentação do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Caicó, prepara designers para atuar nas vertentes da moda com eixo tecnológico, desenvolvendo com competência criativa e ética para a criação e produção da moda, capazes de elaborar e gerenciar projetos para a indústria de confecção do vestuário, em crescente expansão regional, nacional e internacional.

Contribuindo assim, para a produtividade do trabalho aos polos industriais têxteis, principalmente da região do nordeste brasileiro, entendendo o mercado e dominando o ciclo produtivo e logístico. O curso é oferecido desde 2016 para portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, tem duração de três anos, com carga horária de 2080 horas. Conta com 40 vagas para o primeiro semestre, e a forma de ingresso é através da seleção anual ofertada pelo SISU, como também via processo seletivo do campus.

Os profissionais egressos formados no CST em Design de Moda estão aptos a atuarem no mercado da moda, em suas diversas possibilidades de atuação, como no desenvolvimento de produto de moda, pesquisa de tendências e mercado consumidor, atuar na indústria têxtil, estabelecendo estratégias de marketing, comércio e serviços, prestando assessoria de moda para lojas, desenvolvendo coleções e criando vitrines atrativas ao consumidor.


Organização Curricular

A matriz curricular do curso organiza-se em dois núcleos, o núcleo fundamental e o núcleo científico e tecnológico.

O núcleo fundamental compreende conhecimentos científicos indispensáveis ao desempenho acadêmico dos ingressantes. Contempla, a revisão de conhecimentos da formação geral, com o objetivo de construir base científica para a formação tecnológica. Nesse núcleo, há dois propósitos pedagógicos indispensáveis: o domínio da língua portuguesa e, de acordo com as necessidades do curso, a apropriação dos conceitos básicos.

O núcleo científico e tecnológico compreende disciplinas destinadas à caracterização da identidade do profissional tecnólogo. Compõe-se por uma unidade básica e por uma unidade tecnológica. Essa última unidade contempla conhecimentos essenciais à área do curso, conhecimentos necessários à integração curricular e conhecimentos imprescindíveis à formação.

Equipe

Equipe docente

Equipe Técnica

Adair Badoró

Técnico de Laboratório

Jorge Rabelo

Técnico de Laboratório

Diretores